Oferecer serviços Google para o cliente da forma correta é peça fundamental no alcance do sucesso. Contei em outro post todos os detalhes de como encontrar o seu lead ideal em espaços online e offline.
Caso você ainda não tenha lido, clique aqui para se atualizar, pois agora é o momento de aprender como oferecer serviços google para clientes.
Mas antes, gostaria de chamar atenção para três pontos principais sobre os tipos de serviço do Google que você vai vender e para qual tipo de cliente você deve oferecer.
O modelo de vendas apresentado aqui é focado exclusivamente em pequenas e médias empresas. Dito isso, existem alguns detalhes que você precisa saber! Veja só.
Tipos de empresa
Grandes empresas, normalmente, exigem um departamento de marketing completo onde a estratégia acontece de ponta a ponta por lá. Ofertar apenas os serviços do Google não será suficiente para resolver os problemas da empresa grande.
Já nas médias empresas, dependendo do segmento, é importante entender quais outros pilares irão sustentar o trabalho feito pelo Google Ads. Afinal, é preciso ter presença digital antes de iniciar qualquer estratégia de anúncios.
Oferecer serviços Google para o cliente: Google Search
Para empresas que vendem serviço, quer seja B2B ou B2C, o modelo ideal de campanha de anúncio a usar é o Google Search, também conhecido como rede de pesquisa do google.
Para fazer campanha de Shopping, rede de display e YouTube Ads, você vai precisar de profissionais para produção de artes e vídeos para os anúncios. Já a campanha de Google Shopping você precisa que o cliente tenha um inventário de produtos bem completo, com nome do produto, categoria, marca, modelo, preço e etc.
Você pode iniciar com a rede de pesquisa do Google, com palavras chave, anúncio de texto e uma página de destino. Dessa forma, você oferecer serviços Google para o cliente e começa a entregar resultados expressivos para ele.
Estratégias personalizadas
Parece evidente, mas mesmo assim vale dizer: empresas de produtos B2B ou B2C exigem estratégias diferentes. Ao vender um produto, precisamos pensar em todos os pontos de contato que o possível consumidor pode ter.
Por isso, é fundamental impacta-los por buscadores, redes sociais, e-mail marketing e demais veículos digitais disponíveis. A melhor forma de oferecer serviços Google para o cliente.
O processo de marketing é bem mais complexo do que simplesmente uma única campanha rodando no Google que não vai trazer o resultado esperado para esse cliente.
Caso surja uma demanda assim para você, é melhor nem pegar esse trabalho caso não tenha uma equipe capaz de atender esse tipo de serviço.
Etapas de trabalho
Ao ofertar o serviço de Google Ads para clientes de pequeno e médio porte no ramo de serviços, é importante conhecer o passo a passo até tudo começar a rodar.
Você precisará trabalhar com desenvolvimento de websites ou ajuste na página atual, fazer um processo de onboarding com o cliente e setup inicial, para somente então iniciar o trabalho de gestão mensal das campanhas do Google Ads.
Vamos aprofundar um pouquinho mais em cada uma dessas etapa e descobrir oferecer serviços Google para o cliente.
O website
Aqui é onde tudo começa. Ter um site é pré-requisito para veicular os anúncios. Não adianta fazer campanha no Google e redirecionar o visitante para página do Facebook ou Instagram. Você deve colocar o seu lead dentro de um espaço de informações ricas ou de venda.
É bem provável que, caso o seu cliente tenha um site, ele tenha sido criado em plataformas básicas, que operem pelo sistema “arrasta e solta”. Outra característica bem comum é que a página esteja desatualizada, com layout datado.
Isso são pontos fortíssimos de atenção. Para começar, é imprescindível que o site seja responsivo, ou seja, que ele se adapte aos diferentes formatos de acesso: desktop, mobile, tablet, etc. Tudo isso ajuda ára você oferecer serviços google para clientes.
Responsividade
Caso o site não seja responsivo, existem grandes chances de você não entregar performance para o seu cliente. Saiba que mais de 80% do tráfego atual vem de dispositivos móveis.
Então, se o site não estiver adequado, provavelmente o visitante terá uma péssima experiência de navegação e vai acabar saindo da página. Lembrando que você adquiriu esse lead via anúncio, ou seja, você pagou pela visita e não aproveitou a oportunidade.
SEO
Implementar melhorias de conversão e SEO no site também são fatores que colaboram para que as campanhas tenham desempenhos melhores.
Isso significa que é muito importante que esteja distribuído ao longo do site botões para entrar em contato pelo WhatsApp ou pelo telefone, por exemplo. O WhatsApp hoje é o principal meio de comunicação, e no mundo dos negócios não é diferente. Saiba oferecer serviços Google para o cliente como este!
Por isso, se você tem a possibilidade de colocar um botão que encaminhe direto para o aplicativo e a pessoa consiga conversar direto com o atendimento, as chances dessa conversão acontecer é muito grande.
Formulário
É importante também disponibilizar formulários de contato para a pessoa fazer agendamentos, enviar mensagens ou se cadastrar para receber mais informações.
Mas atenção: não estou falando de formulários de contato tradicionais com nome, e-mail e mensagem.
O que digo aqui é sobre um formulário mais elaborado, com campos que perguntem qual serviço ou produto o lead está buscando, qual informação adicional ele deseja, etc.
A ideia de trabalhar o formulário de uma maneira mais rica vem de um estudo que diz que quanto mais informação você pede do seu visitante, menor a tendência para ele converter. Parece contraditório, mas eu já explico!
Estamos trabalhando aqui com um conceito diferente: a pessoa dá uma informação mais detalhada para que o negócio do seu cliente entre em contato com ela e a ofereça soluções personalizadas e específicas.
Onboarding e setup
Este é o momento em que você irá fazer as definições das etapas de trabalho do seu cliente. O que ele deseja anunciar, o que ele quer divulgar, quais produtos ele prefere vender, qual a melhor maneira de alcançar o público-alvo e por aí vai.
Após essa definição de objetivos, é necessário levantar os dados de acessos das contas que esse cliente possui. Contas do Google, cadastro do Analytics, o próprio Google AdWords e demais espaços que o seu trabalho precisar.
Feito isso, é hora da criação e vinculação de contas. Alguns clientes podem até ter contas do Google Analytics e AdWords criadas, mas sem nenhum trabalho posterior.
Portanto, preste bem atenção no que precisa criar e vincular para que tudo saia como planejado. Oferecer serviços Google para o cliente também passa por esse trabalho.
Dica da Lambda: Oferecer serviços Google para o cliente
Nós da Lambda criamos um post focado em como precificar a fase de onboarding, setup e todas as demais. Essa é uma etapa muito importante, já que o resultado positivo das ações feitas para o seu cliente depende delas. Logo, o seu lucro deve ser a altura!
Clique aqui para aprender como precificar o seu trabalho!
Preparando a campanha
Palavras-chave
Feito isso, você deve partir para a etapa de criação e validação das palavras-chave. É fundamental fazer um levantamento das palavras que serão utilizadas na campanha e compartilhá-las com o cliente.
Além deixá-lo ciente de quais termos estão sendo usados para anunciar o seu negócio online, ele também poderá avaliar se as palavras-chave que você listou estão de acordo com que ele esperava.
Ele pode sugerir melhorias, correções, e isso ajuda para que a sua campanha tenha uma performance ainda melhor, já que ninguém conhece do próprio negócio como o dono.
Oferecer serviços Google para o cliente: Tag Manager
A etapa de rastreamento das conversões é onde você vai utilizar o Google Tag Manager. Essa ferramenta gratuita permite o monitoramento de todas as ações que os visitantes fazem no site.
Você saberá quantas pessoas clicaram em determinados botões, quantas pessoas preencheram o formulário de contato, quais são as páginas que acontecem mais conversões…
É com esse tipo de informação que você poderá comprovar para seu cliente a eficácia do seu trabalho.
Aprove tudo com o cliente
Por último, é importante que todo o trabalho que você faça passe pela aprovação do cliente antes da execução. Depois de oferecer serviços Google para o cliente, ele precisa se sentir parte do processo, ajudando que você se resguarde e não coloque no ar algo que o cliente não autorizou.
A partir daí, você já pode dar início às campanhas. O trabalho de gestão mensal da conta será de grande importância para que você faça a avaliação da performance dos anúncios, veja quais estão performando melhor, quais palavras-chaves estão gerando mais cliques que outros e afins.
Oferecer serviços Google para o cliente
Uma observação muito importante aqui é tentar sempre trabalhar com emissão de boletos de crédito dentro do Google Ads, pois além de facilitar a sua gestão, você consegue ter controle sobre quando o cliente foi informado, quando foi pago, sem precisar ficar gerenciando os cartões de crédito do seu cliente.
Após tudo isso, o seu mês deve encerrar com as famosas reuniões de apresentação de resultados.
Esse é o momento que você mostrará ao seu cliente o que que aconteceu naquela campanha naquele mês, quais são os números levantados e quais são os resultados alcançados.
Para descobrir se o tipo de serviço Google que você ofereceu ao seu cliente é o ideal para o modelo de negócio dele, clique aqui!