Quais são as principais variáveis no Google Tag Manager? Trazendo esse conceito para o mundo da tecnologia e, principalmente, da ferramenta Google Tag Manager, uma variável é responsável por armazenar dados do comportamento do usuário em determinada ação/momento no site e comunicar essa informação para os servidores do Google. Vamos descobrir agora quais são elas.
As principais variáveis dentro do GTM
As variáveis são divididas em:
-Pré-definidas
-Personalizadas
As pré-definidas são variáveis padrões disponíveis em todas as contas, e as personalizadas são definidas pelo usuário para armazenar uma informação específica.
As principais variáveis no Google Tag Manager são: de páginas, utilitários, erros, cliques e formulários.
Páginas
São variáveis que armazenam informações relacionadas ao endereço do site ou de sites externos
- Page URL: retorna a informação completa da URL
- Page Hostname: retorna somente o hostname
- Exemplo: lambamarketingdigital.com.br
- Page Path: retorna somente o caminho relativo da página
- Exemplo: conheca-as-prinicipais-variaveis-no-google-tag-manager
- Referrer: retorna a url da página que enviou o visitante para o seu site
- Exemplo: https://www.lambdamarketingdigital.com.br/ ou http:/www.facebook.com/
Utilitários
São variáveis que possuem informações definidas na conta do Google Tag Manager
- Event: Nome do evento que disparou uma ação (como ‘click’ ou ‘scroll’)
- Environment name: Nome do ambiente definido na conta do GTM
- Container ID: ID do container
- Container Version: Versão atual do container
- Random Number: Número aleatório gerado
- HTML ID: ID que representa a página HTML
Erros
São as variáveis preenchidas quando uma exceção acontece no código Javascript da página.
- Error Message: retorna a mensagem de erro da exceção
- Error Line: retorna a linha do código fonte onde o erro aconteceu
- Error URL: retorna a URL da página onde o erro aconteceu
- Debug Mode: exibe se o GTM está em modo debug (para depuração de erros) ou não
Clicks
São as informações repassadas à camada de dados sempre que um clique é executado em qualquer local da página
- Click Element: tag HTML do elemento clicado
- Click Classes: classe CSS do elemento clicado
- Click ID: ID do elemento HTML clicado
- Click Target: valor do atributo target, quando presente, no elemento clicado
- Click URL: URL da página que o clique aconteceu
- Click Text: texto do elemento clicado
Formulários
São as informações repassadas à camada de dados sempre que um formulário é submetido em uma página (não se aplica para formulários AJAX
- Form Element: tag HTML do elemento que submeteu o formulário
- Form Classes: classe CSS do formulário enviado
- Form ID: ID do formulário enviado
- Form Target: indica a ação que o formulário foi submetido (POST, GET, etc)
- Form URL: URL que o formulário foi submetido
- Form Text: Texto dentro do elemento form
Conclusão
Depois de entender para que serve cada uma das principais variáveis do GTM, você deve se perguntar: o que fazer com isso agora?