Uma dúvida comum que analistas de marketing têm é saber mensurar a quantidade de pessoas que entrarem em contato com o seu cliente final ou com a própria empresa, a fim de mensurar se o ROI de suas campanhas estão gerando leads qualificados e suficientes. Ou seja, não sabem como rastrear as conversões de Whatsapp que acontecem no website usando o Google Analytics.
O Whatsapp atualmente é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no Brasil, tanto é que o Facebook elegeu o país a ser o primeiro representante a aceitar pagamentos através da plataforma.
O caminho de um lead até a conversão, geralmente, começa assim: ele tem o primeiro contato com a empresa a partir de um resultado de busca orgânica, um anúncio ou uma publicação em redes sociais.
A partir daí, o visitante entra em contato com a empresa em busca de tirar dúvidas sobre o produto ou serviço. O time de vendas então entra em contato com o interessado para esclarecer suas dúvidas, visando o fechamento do negócio.
Nesse artigo, iremos aprender como usar o Google Analytics para mensurar essas conversões de pessoas que entram em contato através do Whatsapp.
Como rastrear conversões do Google Analytics e entregar leads
Fizemos um vídeo tutorial explicando passo-a-passo de como fazer para rastrear as conversões utilizando Google Analytics e Google Tag Manager