Você sabe como encontrar o ponto fraco das suas campanhas de Google Ads? vou falar sobre os 2 tipos de campanhas mais utilizadas na maior parte dos clientes no Google Ads: Rede de Pesquisa e Rede de Display.
REDE DE PESQUISA
1ª MÉTRICA: CPA
Como foi explicado no e-mail anterior sobre as métricas no Facebook Ads, o CPA é o quanto você está pagando pela ação que você deseja que as pessoas realizem nas suas campanhas.
Você precisa ter um CPA definido para cada tipo de campanha e cliente. Alguns clientes podem pagar mais, outros menos. Isso vai depender de qual serviço/produto está sendo vendido e a margem de lucro.
E o que você sempre vai buscar é reduzir o CPA. Esta é a sua métrica principal, se ela está dentro da meta você não precisa analisar tanto as outras métricas.
Se o CPA está ruim ou começando a aumentar, você vai olhar para as métricas secundárias que tem mais chances de explicar o que está acontecendo.
2ª MÉTRICA: CTR
Assim como no Facebook Ads, o CTR na rede de pesquisa demonstra se o seu anúncio está interessante para o público segmentado, através das palavras-chave do seu grupo de anúncios.
Então se o seu CPA está ruim, você deve olhar como está o seu CTR.
Entre 2% e 5% é um CTR bom. Acima de 5% é excelente. Abaixo de 2% você tem que melhorar os textos dos seus anúncios.
Colocar a palavra-chave como 1ª título do seu anúncio é algo que você sempre deve fazer quando for possível.
3ª MÉTRICA: Índice de qualidade (CTR esperada, relevância do anúncio, experiência na página de destino)
O Índice de qualidade é uma nota de 1 a 10 que o Google Ads fornece em cada palavra-chave da sua campanha depois de uma certa quantidade de impressões.
Este índice é composto por outras 3 métricas:
- CTR esperada: indica se é provável que a palavra-chave gere um clique no seu anúncio.
- Relevância do anúncio: indica se o seu anúncio é relevante para a pesquisa do usuário.
- Experiência na página de destino: indica se a página de destino é organizada, rápida e relevante para a pesquisa do usuário.
Este conjunto de 3 métricas podem ser classificadas como Na média, Acima da Média, e Abaixo da Média.
Para melhorar a CTR Esperada e a Relevância do Anúncio, você precisa melhorar os textos dos seus anúncios para que eles forneçam exatamente o que a pessoa está procurando ao digitar as palavras-chave do seu grupo de anúncios.
Para melhorar a Experiência na Página de Destino você precisa verificar se o site que você está direcionando o usuário está organizado, possui as palavras-chave no título, textos e url da página, e se a velocidade de carregamento está boa (você pode conferir no PageSpeed Insights).
Recomendo você inserir o Índice de qualidade, CTR esperada, Relevância do anúncio e Experiência na página de destino nas colunas da suas contas do Google Ads para facilitar a identificação de onde necessita melhorias.
Índices de qualidade mais altos normalmente resultam em custos mais baixos e posições melhores nos resultados de buscas para os seus anúncios.
É isso que vai trazer mais resultados para seus clientes pagando menos.
REDE DE DISPLAY
1ª MÉTRICA: CPA
Seguindo a mesma lógica da rede de pesquisa, a sua principal métrica na rede de display é o seu CPA.
Um particularidade da rede de display, é que eu geralmente a utilizo apenas como remarketing.
E por um simples fato: campanhas de display costumam ter um CTR muito baixo. Por isso funciona melhor como um lembrete para a pessoa finalizar a ação do que iniciar a toda a jornada de descoberta.
Ou seja, o público selecionado pra essas campanhas são de pessoas que já tem algum nível de conhecimento sobre o serviço/produto que está sendo ofertado.
Por causa disso, o normal é que o seu CPA aqui seja menor do que em campanhas da rede de pesquisa ou Youtube, quando for utilizado públicos frios que não conhecem o serviço/produto ofertado.
2ª MÉTRICA: Parcela de impressão
As 3 métricas disponíveis sobre parcela de impressão mostram o desempenho dos seus anúncios no leilão da rede de display e explicam o porque isso está acontecendo. Vamos ver quais são elas:
- Parcela de impr. da Rede de Display: esta métrica mostra uma % de quais leilões, de todos que houveram no período, os seus anúncios apareceram. Ou seja, se você tem 20% desta métrica, significa que em 80% dos leilões os seus anúncios NÃO apareceram.
- Parc impr perd Rede de Display (class): é a porcentagem estimada de impressões na Rede de Display que seus anúncios deixaram de receber em função da baixa classificação do anúncio. A classificação é calculada com base no lance, na qualidade e no impacto esperado dos formatos de anúncio.
- Parc impr perd Rede de Display (orç): é a porcentagem estimada de vezes que seu anúncio estava qualificado para exibição na Rede de Display, mas não foi exibido em função do orçamento ser muito baixo.
Perceba que a 1ª métrica deste conjunto mostra quantas vezes você não venceu o leilão, e as outras duas mostram o motivo.
Se você não apareceu em 80% das vezes, e a Parc impr perd Rede de Display (class) é de apenas 20% e a Parc impr perd Rede de Display (orç) é 60%, significa que o principal motivo de você estar perdendo os leilões e deixando de aparecer é o seu orçamento.
Então se você possui uma % alta na métrica (class) você precisa fornecer mais formatos de anúncios e/ou melhorar os anúncios atuais.
Mas se o seu problema está na métrica (orç), você precisa aumentar o seu orçamento para aparecer mais vezes no leilão se quiser melhorar o desempenho da sua campanha de display.
O que achou desse método de análise de métricas por ordem de prioridade? Eu espero que tenha te ajudado de alguma forma a melhorar suas campanhas.