Se você possui um site, blog ou uma página na web, você precisa conhecer o Google Search Console. Vamos ensiná-lo nesse artigo o passo a passo de como criar e verificar uma propriedade.
Para quem nunca ouviu falar, o Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda a monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa orgânica do Google.
Passo 1 – Crie sua conta
Acesse o site do GSC. Conforme mostra a imagem a seguir, clique no botão azul “iniciar agora”.
Passo 2 – Adicione uma propriedade
Aqui é o momento de escolher qual propriedade o Google deve utilizar. Existem 2 tipos de propriedade, a de Domínio e a de Prefixo URL. Vamos entender qual a diferença entre elas.
O que é propriedade de domínio?
O jeito mais simples de configurar o Search Console. Dessa forma, o Google irá rastrear todos as URLs de domínios e subdomínios, independente do protocolo (HTTP ou HTTPS).
Essa configuração é mais indicada para iniciantes, que normalmente só tem o site publicado no domínio principal, ou o blog publicado num subdomínio separado, e recomendamos que escolha essa opção.
O que é propriedade de prefixo de URL?
Essa verificação de propriedade no Search Console é mais indicada para domínios que tem uma estrutura complexa de subdomínios e protocolos. Dessa forma, você é responsável para dizer ao Google Search Console como cada uma das variações de domínio, subdomínio e protocolo deve ser indexada.
Passo 3 – Verificando a propriedade de domínio
Nesse tipo de verificação, você precisará de acesso ao servidor DNS do seu domínio ou encaminhar essas informações para o departamento de TI da empresa.
Passo 4 – Verificando a propriedade de prefixo de URL no Search Console
Nesse tipo de propriedade, as maneiras mais simples verificar propriedade no Google Search Console são:
- Google Analytics: se você estiver logado na mesma conta que o Google Analytics tiver sido criado, essa verificação acontecerá de forma automática.
- Tag HTML: basta adicioná-la no código-fonte entre a tag <head> de todas as páginas do website (aprenda como fazer isso nesse tutorial de instalação de Google Tag Manager em sites WordPress).
Conclusão
Após verificar propriedade no Google Search Console, seu site está pronto para ser acompanhado. Dentro de algum tempo, você poderá analisar possíveis melhorias e ter vários insights sobre como as pessoas encontram seu site organicamente.
Para melhorar seu posicionamento orgânico, recomendamos que aprenda os benefícios ao configurar o sitemap para seu site.