Sabemos que as métricas existem para nos guiar na tomada de decisão baseada em dados. Com isso em mente, vamos falar aqui sobre as 7 métricas importantes para avaliar no Google Ads que você deve ficar de olho, quando for gerenciar suas campanhas no Google Ads
1 – CTR (taxa de cliques)
A taxa de cliques é o termômetro da campanha: à partir dessa métrica você consegue saber se os anúncios estão sendo relevantes ou não para o seu público.
Inúmeros estudos de benchmarking já foram feitos, cada segmento tem o seu CTR específico mas, na média, um CTR de 2% em sua campanha já pode ser considerado um bom número.
2 – CPC (custo por clique)
A cada nova busca realizada no Google, um novo leilão acontece e o valor do clique varia. Cada palavra tem o seu custo, com algumas variando entre centavos e outras a até centenas de reais por um clique, por isso você deve avaliar bem quais palavras escolher de acordo com a verba disponível de investimento disponível.
3 – Custo por conversão uma das métricas mais importantes para avaliar no Google Ads
Já ouviu a seguinte frase do seu cliente: Quanto está o custo por lead/venda? Pois bem, é aqui onde não devemos medir esforços para conseguir o melhor retorno sobre o investimento: quanto menor o custo, melhor.
4 – Índice de qualidade
É importante analisar o índice de qualidade das palavras chave, pois um índice abaixo de 5 representa palavras chave que não possui muita relevância para o usuário (baixos índices de CTR). O ideal é pausar essas palavras com baixo índice e trabalhar com palavras chave com índice acima de 8.
5 – Informações de Leilão
Aqui você consegue visualizar a participação de mercado do seu cliente e dos concorrentes. Através desse relatório você consegue visualizar o quanto está em vantagem ou desvantagem e o quanto está aparecendo para as buscas
6 – Estimativa de lance na parte superior da página
Métrica fundamental para não deixar as suas palavras chave abaixo do lance, e evitar que os seus anúncios não sejam exibidos. Existe uma forma de fazer ajustes de lance com regras e scripts automaticamente, isso economiza tempo e trabalho manual.
7 – Experiência da página de destino
Se essa métrica estiver baixa ou média, é um importante motivo para ligar o sinal de alerta. Isso significa que a sua página não está sendo relevante para a busca dos usuários, e é preciso melhorar seu conteúdo (ajustar os termos que remetem à busca do usuário) ou na velocidade de carregamento do site. E assim finalizamos as 7 métricas mais importantes para avaliar no Google Ads.