O Google Tag Manager é o gerenciador de tags do Google: com ele. você centraliza a instalação e versionamento de todos os scripts (pedaços de código que ferramentas de marketing digital oferecem) que precisam ser instalados no site, como o pixel do Facebook, código de acompanhamento do Google Analytics, ferramentas de chat online, entre outros, através de um único lugar.
Por isso vamos mostrar as como você pode usar o Google Tag Manager ao seu favor.
Confira abaixo as 5 razões para você usar o Google Tag Manager em seu site e acabar com os pesadelos de gestão de ferramentas de terceiros.
Independência e facilidade na instalação
A primeira razão em utilizar o Google Tag Manager é a facilidade de instalação e remoção de tags no site. Você tem autonomia de realizar todas as operações, sendo dispensável a ajuda de terceiros para instalar, como por exemplo, a equipe do TI.
Mas cuidado, com grandes poderes vem grandes responsabilidades: se uma tag for mal instalada, pode atrapalhar o carregamento do site e causar grandes transtornos!
Então se você ainda não se sente confortável com linguagem HTML e JavaScript, é recomendado sim que a instalação seja feita por alguém que tenha tais conhecimentos.
Visualização rápida de todas as tags instaladas
Quem nunca se empolgou e começou a instalar diversas ferramentas no site que achou legal pra testar, e depois de um tempo não se lembra quais são nem onde foram instaladas?
O Tag Manager resolve exatamente esse problema: o único código que será instalado no site será o do Tag Manager. Todos os outros códigos externos serão configurados no dashboard da ferramenta, e você poderá identificar facilmente quais são e para que servem.
Permissão de usuário
Como toda ferramenta do Google, você pode adicionar emails de usuário com permissões de acesso a conta com suas respectivas permissões.
Porém, quando o número de integrantes da equipe cresce (ou diminui) e o número de clientes também, o desafio de gestão de acessos se torna muito difícil.
No entanto, através da criação de uma conta no Google Marketing Platform, você pode criar um grupo de usuários e vincular as pessoas específicas que terão acesso ao Google Tag Manager, sem ter que adicionar e-mail por e-mail.
Isso facilita a visualização da hierarquia de usuários, você tem a opção de restringir aqueles que podem apenas visualizar, editar ou ter acesso administrativo total.
Modelos de Tags Padronizadas para você usar no Google Tag Manager
O GTM já vem com várias tags padrões implementados, onde o seu trabalho é informar o identificador da sua conta (em sua grande maioria), como tags para Google Analytics, conversões do Google Ads, Tags de Remarketing e muito mais.
Para esse tipo de tag, qualquer profissional de marketing que não tenha conhecimento em programação consegue fazer a instalação e personalizar as tags de acordo com os objetivos da campanha.
Quando algo avançado precisar ser feito, aí sim o departamento de TI pode ser acionado.
Para você usar o Google Tag Manager Teste Sempre Antes de Publicar as Tags
Antes de colocar uma nova tag no ar, é possível realizar testes somente no seu computador para avaliar se tudo está ocorrendo como deveria.
Para isso, você precisa ativar o modo “Visualização de área de trabalho”, e pode acompanhar se os scripts que você planejou estão sendo acionados nos momentos necessários
Conclusão
Espero que as 5 razões para você usar o Google Tag Manager, são argumentos suficientes para você realizar a gestão de scripts de terceiros através do Google Tag Manager. Se quiser saber mais como funciona a ferramenta e outras configurações avançadas, conheça o nosso curso Especialista em Google