Transformação Digital: adapte-se nessa nova era

Transformação Digital: adapte-se nessa nova era

O conceito de “transformação digital”, apesar de ser bem conhecido no ambiente tecnológico, ainda é pouco disseminado para a maioria das pessoas. O que é possível perceber, via de regra, é que nos tempos de hoje vivemos numa era que tudo está se “digitalizando”. As empresas precisam, cada vez mais, investir em tecnologia para sobreviver no mercado. Mas afinal, o que seria transformação digital diante desse cenário? Neste artigo iremos explicar o conceito e a importância dessa nova realidade para seus negócios. Se interessou? Vamos lá!

O que é transformação digital afinal?

Entendemos que a tecnologia é o maior direcionador das práticas empresariais atuais, por isso é tão importante saber utilizá-la da melhor forma nos negócios. Saber investir e criar modelos de negócios pautados em tecnologia pode melhorar: o engajamento dos clientes digitais, sua experiência com a marca e, claro, garantir seu lugar ao sol num mercado tão competitivo como o que vivemos. A transformação digital vai de encontro com esse novo/atual mundo. É um processo natural e necessário que as empresas deverão passar para melhorar seus resultados, utilizando diversas ferramentas que a tecnologia proporciona. Essa transformação é baseada na mudança estrutural da organização, onde a tecnologia é o elemento principal e estratégico no funcionamento desse negócio.

Qual a importância deste novo modelo?

Essa “Revolução Digital” tem como maior propósito ir além do relacionamento convencional empresa/cliente. Deve-se conhecer toda a jornada do consumidor da maneira mais detalhada, e promover serviços de qualidade em todo processo, com o foco em oferecer a melhor experiência para o seu consumidor. Mas você deve está pensando: “Meu produto/serviço não é de tecnologia, então eu não preciso me preocupar com a transformação digital”. Errado! Independente do segmento que você atua, atualmente mais da metade da jornada de compra do consumidor é feita pela internet. Ou seja, sua estratégia digital precisa estar alinhada com essa realidade. Além disso, você só será reconhecido, conhecido e “falado” com ajuda de ferramentas tecnológicas.

Empresas saem na frente

Nesse sentido, já deu pra perceber que as relações tendem a ficar cada vez mais centradas no meio digital. As empresas que estão buscando adaptar suas interações tradicionais por digitais estão saindo na frente nessa busca por transformação. E as empresas que relutam a enxergar essa realidade? Bom, quem não conseguir enxergar e entregar experiências digitais para seu cliente, certamente irá sumir em pouco tempo.

Quer um conselho? Siga os mestres!

Algumas empresas já conseguiram enxergar os inúmeros benefícios de se transformar e se tornaram gigantes nos mercados que atuam. A grande dica é: enxergar possibilidades e transformar em oportunidades digitais! Com isso, você será capaz de montar um plano de ação incrível para ampliar oportunidades de mercado para o seu negócio. É o caso de algumas empresas que são bem conhecidas pelos seus modelos de negócios de sucesso baseados, essencialmente, em tecnologia. Veja alguns exemplos:

Netflix

A Netflix é um caso bem interessante. Trata-se de uma empresa que apostou no digital, conseguindo colocar o gigante e líder de mercado, Blockbuster, que apostava no modelo tradicional,  para escanteio. Nessa linha temos também o exemplo do Spotify e Amazon, que viraram seus segmentos de cabeça pro ar.

Magazine Luiza

Aqui no Brasil, acompanhamos de perto a “digitalização” das lojas do Magazine Luiza. Desde 2016 a marca tem deixado de fortalecer apenas varejo físico e apareceu com tudo nos meios digitais. Temos também a Porto Seguro, uma seguradora que já conta com vários canais on-line, provocando um grande aumento no número de clientes. Todo esse cenário é resultado das mudanças sofridas pela nossa sociedade, que gerou um novo modelo de consumo não mais baseado apenas na usabilidade dos produtos/serviços, mas também na experiência proporcionada pelas marcas.

Vamos começar?

Agora que você já sabe o que é transformação digital, sua importância e relevância no mundo atual, é preciso repensar no seu negócio e permitir que esse modelo possa gerar mais valor para sua marca. Para transformar é preciso integrar todas as ações da sua empresa com o digital. Ele deve ser a razão de existir e parte do DNA do negócio. Você deve criar experiências dinâmicas e contínuas para seus clientes. Nesta nova era, os processos estáticos e a lentidão para conhecer e aproximar do seu público não são mais bem vindos nesse modelo. A informação deve ser ágil e com qualidade para seu cliente. A empresa tem que evoluir na mesma velocidade da tecnologia! E aí? Está preparado?

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