Taxa de conversão de e-commerce: entenda esta métrica e sua importância para o sucesso de sua loja online

Taxa de conversão de e-commerce: entenda esta métrica e sua importância para o sucesso de sua loja online

As lojas online estão amadurecendo. Isso significa que você, como proprietário de um e-commerce, deve fazer o mesmo, considerando o tráfego da loja como muito mais do que apenas uma métrica. As pessoas estão visitando sua loja para engajar e comprar de seu produto. Agora, mais do que nunca, cada decisão que você faz, desde qualidade de imagem até navegação de categorias e opções de cores do carrinho de compras, afeta a taxa na qual seus visitantes se convertem para comprar.

Dica: No e-commerce, cada decisão que você faz impactos a taxa em que seus visitantes convertem para comprar.

Dito isto, você está fazendo de tudo para adaptar a experiência de seu site para falar com seu público-alvo? Como você está guiando os visitantes para uma ação desejada? Como você está respondendo de maneira proativa as perguntas de seus visitantes? Você destaca as informações essenciais? Você remove os ruídos de comunicação de seu site e informações desnecessárias?

Hoje vamos falar de taxa de conversão para e-commerce, portanto, se você é um lojista online, não deixe de ler todo este conteúdo!

O que é a taxa de conversão de e-commerce?

Taxa de conversão é definida como o número de pessoas que vêm para o seu site e “convertem”, tomando uma ação que você desejava que eles tomassem. Esta poderia ser pessoas que vieram para o seu site e se inscreveram para a sua news-letter, baixou um material rico de seu site ou mesmo aqueles que vieram e acabaram comprando de sua loja. Qual ação que você gostaria que seus visitantes tivessem em seu site? Isto é o que você vai medir pela taxa de conversão.

Para este post, vamos nos concentrar em transformar os visitantes em compradores, uma vez que eles chegam à sua loja.

 

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Por que a taxa de conversão é tão importante?

A taxa de conversão de sua loja é importante pelo simples fato de que é a métrica pela qual você mede a lucratividade de sua empresa. Você pode usar a taxa de conversão para prever o sucesso futuro ou usá-lo para determinar que algo não esteja funcionando. Ou seja, você pode usar a taxa de conversão como uma termômetro de temperatura para saber quando as coisas estão boas e/ou ruins e você deve tomar ações no seu negócio.

Dica: Use sua taxa de conversão para prever o sucesso futuro ou para determinar que algo não está funcionando.

Sua taxa de conversão é usada para prever quantos visitantes se tornarão clientes com base nas suas vendas totais dividido pelos seus visitantes totais. Abaixo estão algumas das principais razões pelas qual saber sua taxa de conversão, em uma base diária, mensal, trimestral e anual é tão essencial.

  • Não importa o quão “bom” sua taxa de conversão seja, você sempre pode fazer melhorias que irão aumentar suas vendas.
  • Gastar mais em marketing digital não é necessariamente a resposta para melhorar sua taxa de conversão, especialmente quando pode haver pontos de atrito em seu funil de vendas.
  • A otimização da conversão da sua loja ajuda a capitalizar os seus visitantes em potenciais novos clientes.
  • Ao melhorar sua taxa de conversão, você pode realmente diminuir o seu custo por aquisição, que é essencialmente quanto adquirir um novo cliente lhe custa.
  • Todas essas economias significa mais receita para sua marca, com a qual você pode gastar mais em outras áreas, incluindo marketing digital ou até expandindo seu catálogo de produtos e assim por diante.
  • Melhorar a sua taxa de conversão é praticamente livre e depende apenas de você!

Como você encontra sua taxa de conversão?

Não importa qual a plataforma de e-commerce que você está usando, você deve ser capaz de descobrir a taxa de visitantes para compradores através do Dashboard de análises da sua plataforma de e-commerce.

No entanto, se você estiver com dificuldades em encontrar esse dado na sua plataforma, você pode encontrar essa métrica também pelo Google Analytics.

Como é calculada a taxa de conversão?

Um exemplo rápido: Se sua loja on-line estiver recebendo 5.000 visitantes e 50 conversões em vendas por um período definido, isso significa que a taxa de conversão de sua loja é de 1%. Simples assim!

 

Dica: Garantir que a sua loja converta os compradores bem é tão importante quanto trazer tráfego para seu site.

 

Está métrica é fundamental para sua loja. Se você está gastando recursos como tempo, energia, dinheiro, e seus visitantes não estão comprando na sua loja, todo este esforço de trazer tráfego não está valendo de nada! Portanto, melhorar sua taxa de conversão é tão importante quanto aumentar o tráfego da seu e-commerce.

O que é uma boa taxa de conversão para o seu e-commerce?         

Simplesmente, quanto maior sua taxa de conversão, melhor, mas há alguns fatores a considerar antes de fazer uma declaração como esta. Muitas empresas e líderes de mercado têm citado taxas de conversão em e-commerce na média de 2-3%. Nos mercados com alta conversão, alguns players ainda vão dizer que convertem em uma média de 5%. Outros dirão taxas de conversão normalmente caminham em torno de 1%.

No geral, é ótimo ter um objetivo de taxa de conversão, mas qual deve ser realmente este objetivo?

Não fique atolado preocupando-se sobre a taxa média para lojas online. Seu objetivo deve ser trabalhar em direção a uma taxa de conversão que é melhor do que o que você tem agora. Há muitas variáveis que afetam a conversão – incluindo a indústria, visibilidade e fontes de tráfego – o que torna desafiador fazer uma comparação de marcas e lojas diferentes. Considere fatores como o seu público-alvo, os produtos que vende, ticket médio, sua indústria, a qualidade do tráfego que o seu site consegue e tudo isto afetará na sua taxa de conversão.

 

Ponto de atenção: A taxa de conversão média boa para comércio eletrônico é tipicamente cerca de 2-3%.

 

Não se esqueça, defina metas para si mesmo e métodos para acompanhar o seu progresso. Se você possui uma taxa de conversão de 0,5%, seu objetivo será aumentar para 1%. Depois de bater 1%, mire 1,5%, e assim por diante. Sempre esteja olhando com cuidado para melhorar a conversão de visitantes em compradores, pois este exercício será fundamental para a sustentabilidade do seu negócio no longo prazo!

Quais outras métricas são importantes para a taxa de conversão?

Além de quão bem sua loja sabe converter, há algumas outras métricas que importam ao discutir conversão. Essas métricas incluem taxa de rejeição e taxa de saída, além de métricas de engajamento como tempo médio de visita no site e n° de visualizações média da página. Se você estiver pronto para mais, dê uma olhada nessas métricas através do Google Analytics para seu negócio, pois elas fornecerão mais informações para melhorar a experiência de seu usuário, ajudando-o a ter ideias para melhorar a conversão do seu e-commerce.

  • Taxa de rejeição é a porcentagem de pessoas que deixam seu site após entrarem em uma única página e não interagir com nada, isto é, não clicar em absolutamente nada em sua loja. Uma alta taxa de rejeição não é uma coisa boa – por alguma razão (ou razões), as pessoas não estão encontrando o que estão procurando em sua loja, então eles estão saindo imediatamente após entrarem em seu site.
  • Taxa de saída, muitas vezes confundido com a taxa de rejeição, é a porcentagem de pessoas que deixam depois de ver certa página. Uma taxa de saída muito alta em uma página específica pode ser uma bandeira vermelha para você se alertar de um problema específico naquela página.

Essas métricas podem ser encontradas em sua conta do Google Analytics em “Comportamento> Visão geral”

  • Duração Média da Sessão é uma métrica de engajamento que lhe dá uma ideia geral de quanto tempo os visitantes estão ficando em seu site. Uma taxa de rejeição elevada significa um tempo médio baixo na sua loja. Isto significa que seus usuários não estão ficando tempo suficiente na sua loja para que você consiga converte-los.

Essas métricas podem ser encontradas em sua conta do Google Analytics em “Público-alvo> Visão geral”

 

Se você é um cliente de Ditiz e quer fazer perguntas específicas sobre seu negócio para obter respostas de nossos especialistas, nós vamos adorar te ajudar para que consiga vender mais! Se não, obrigado por ler nosso post e entre em contato com nosso time. Quem sabe não podemos te ajudar a melhorar sua taxa de conversão?

 

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