SEO x SEM: qual o melhor para o seu negócio?

SEO x SEM: qual o melhor para o seu negócio?

Para que o seu negócio cresça, é essencial investir em algum tipo de marketing ou publicidade. E para não perder espaço para os seus concorrentes, uma boa parte desse investimento (ou até mesmo o total), deverá ser destinado ao Marketing Digital.

Todos conhecemos o poder do Google – e a importância de estar lá na primeira página do buscador –, porém é necessário utilizar de alguns recursos e estratégias para o sucesso do seu negócio na internet.

Há duas opções mais comuns: o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing). No post de hoje, nós iremos te contar a diferença entre SEO X SEM, além de te ajudar a definir qual é o melhor para o seu negócio. Acompanhe a seguir!

Diferenças entre SEO E SEM

No caso de você estar coçando a cabeça agora e se perguntando qual é a diferença entre os dois, vamos dar uma breve explicação:

SEO

Representa otimização de mecanismos de pesquisa. Este é o processo pelo qual um site é otimizado para melhorar a classificação nos resultados de pesquisa do Google. Não é um serviço pago por si só, mas, dependendo da competitividade do seu mercado, talvez seja necessário trabalhar com uma empresa profissional que possa otimizar seu site para obter melhores resultados. A otimização pode incluir melhorias na velocidade da página, produção de conteúdo, trabalho com imagens e otimização do seu site.

SEM

O marketing em sites de busca é uma estratégia que tem o objetivo de promover websites pelo aumento da sua visibilidade nas páginas de resultados (SERPs) através do uso de publicidade paga, fazendo com que a empresa fique nas primeiras posições dos resultados de busca por palavras-chave relacionadas. SEM geralmente é feito através do Google AdWords e é a primeira maneira de classificar #1 no Google de imediato. O SEM exige uma estratégia forte e uma gestão contínua para que a empresa tenha sucesso sem perder gastos com publicidade.

SEO X SEM: qual o melhor?

Após analisar as definições de cada um, qual seria melhor para sua empresa? A resposta é: ambas. Tanto o SEO como o SEM são essenciais para o sucesso do Marketing Digital. Muitas pessoas têm a ideia errada de que a presença digital da empresa deve ser construída através de uma estratégia ou da outra. No entanto a melhor estratégia de marketing digital utiliza um conjunto de ambas as táticas.

O SEO e SEM são formas complementares de se atingir o mesmo objetivo: melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca de forma a resultar em maior tráfego (e de melhor qualidade) para o site. Entretanto, embora ambas sejam eficientes dentro do que se propõe, cada uma tem recursos e possibilidades individuais que podem ajudar a atingir seus objetivos.

Veja os principais benefícios de cada uma:

Benefícios do SEO

Presença forte no mundo online

Provavelmente você quer que o seu negócio cause impacto virtualmente, e rankear sua empresa no Google é uma ótima maneira de fazer exatamente isso. Pense na última vez em que pesquisou algo na internet: você provavelmente clicou na primeira opção de resposta para encontrar aquilo que queria. Ou, se um dia você precisou navegar até a terceira ou a quarta página do Google para encontrar sua resposta, certamente sentiu um pouco de dúvida sobre a qualidade do negócio.

O ponto é que quanto mais alto sua empresa é classificada no Google, mais confiança você ganha com seus usuários, além de aumentar sua credibilidade como um provedor de serviços. Uma estratégia de SEO de longo prazo vai fazer muito mais do que apenas te dar leads. Ela irá melhorar sua reputação no seu mercado como um provedor de qualidade, te transformando em uma referência.

Mais tráfego e vendas

Quando você usa uma estratégia de SEO, você está tentando tornar o seu site o melhor possível, de modo que quando o Google rastrear seu site e seus backlinks, vai achar que o que você oferece tem credibilidade e é útil para os usuários. Você pode fazer isso de várias maneiras, mas uma das mais fáceis (e úteis) é ter conteúdo online que responda perguntas para seus usuários.

Ter um blog em seu site é uma maneira fundamental para dar autoridade a sua marca. Independente do seu ramo de atuação, você poderá criar tópicos que respondam às dúvidas dos seus usuários. Você pode certificar-se de que todo o conteúdo que você está criando seja rico em palavras-chave (basicamente, significa que você inclui termos que as pessoas buscam em seu conteúdo) para que os usuários encontrem sua marca pelos motivos corretos.

ROI excelente

Quando a sua campanha de SEO for bem sucedida e sua empresa ocupar a consagrada posição #1, #2 ou #3 na primeira página de resultados de pesquisa do Google, você não terá que pagar para mantê-la naquele lugar. Claro, você precisará manter seus esforços com sua campanha de SEO e criação de conteúdo relevante, mas sem desembolsar por cliques nos seus links. Você também pode fazer ajustes e mudanças sem perder muito de sua posição.

Sempre um passo à frente

Você pode fazer toda a pesquisa do cliente que você deseja, mas ainda é basicamente impossível prever todas as coisas que seus usuários digitarão em um mecanismo de pesquisa para encontrá-lo. O Google obtém mais de 6 bilhões de pesquisas por dia e, enquanto você pode concentrar suas palavras-chave na pesquisa, o SEO vai um passo adiante e ajuda você a se classificar para uma gama mais ampla de tópicos.

Benefícios do SEM

No topo do Google em um dia

Se você quer resultados rápidos e sem muito esforço, o SEM é para você. A grande coisa sobre anúncios pagos é que eles ficam acima dos resultados da pesquisa orgânica. Assim que a campanha é ativada, com sua estrutura de palavras-chave claramente definida, você começará a ver o impacto em tráfego e visibilidade no Google.

Enquanto a inclusão nos resultados orgânicos leva em consideração a alta relevância dos sites, uma campanha de SEM pode “forçar” o Google a colocar seu site entre os primeiros resultados para algumas palavras-chave realmente competitivas. Com essa visibilidade ampliada, o aumento do tráfego é percebido rapidamente.

Controle de gastos

O SEM funciona da seguinte forma: você criará anúncios que, em seguida, irão aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Você pode testar e ajustar todos os pequenos detalhes de seus anúncios, trabalhando no que você busca alcançar para obter os melhores resultados.

Sua mensagem de marketing pode ser muito persuasiva com os anúncios e você pode convencer as pessoas a clicarem na sua marca. Você também pode controlar o valor total que deseja gastar no Google Adwords dentro do gerenciador de campanha e definir orçamentos e limites para os gastos diários. Tudo isso de fácil acesso, Ah, e você pode cancelar a operação a qualquer momento.

Mostre seus produtos

Um resultado de classificação orgânica só vai mostrar texto, mas com o SEM você pode trabalhar com o Google Shopping, que mostra imagens do produto que o seu negócio está tentando vender. As pessoas são atraídas por cores e imagens, e você pode achar que obtém melhores resultados e conversões com uma imagem em seu anúncio.

Aumente sua visibilidade online

Se você tem um novo negócio ou está tentando competir em um mercado estabelecido, você precisa ter certeza de que as pessoas o vejam. Com sua estratégia de SEO, você conseguirá depois de um tempo. Porém, se quiser resultados rápidos, você deverá trabalhar com SEM. Dessa forma, sua visibilidade online aumentará quase que imediatamente.

Precisão

Você fez sua pesquisa e descobriu que seu público-alvo está online entre as19h30 e as 21h horas, mora na região sudeste e usa celular? Você está com sorte, pois assim poderá segmentar todas essas informações, desde a localização, a hora, o idioma e até o demográfico que você deseja com o gerenciador de Adwords do Google.

Teste A/B

Você pode monitorar e gerenciar todos os elementos da sua campanha com testes A/B para descobrir de forma rápida e fácil qual das suas duas opções é mais bem sucedida. Você verá ótimos resultados de uma campanha em questão de semanas ao usar esse tipo de estratégia.

SEO x SEM: una as duas estratégias

Lembra quando dissemos lá em cima que as duas estratégias são essenciais para o sucesso do Marketing Digital? Isso porque não há uma batalha SEO X SEM. Mesmo a busca paga leva em consideração a relevância das palavras-chave escolhidas para exibir seus anúncios e definir seus custos.

Se você possui um site altamente relevante para determinadas palavras-chave, elas terão um custo menor para você anunciar do que para seus concorrentes. Portanto, se você descobriu boas palavras-chave, que direcionam tráfego qualificado e geram conversões, trabalhe-as na estratégia de SEO também.

Melhore a relevância de seu site para elas e você perceberá a redução gradual do custo por clique das mesmas, inclusivo em uma velocidade mais elevada do que a melhoria dos rankings de SEO.

Estamos oferecendo uma AVALIAÇÃO GRATUITA do Marketing Digital da sua empresa. A partir do resultado, será possível direcionar o seu negócio para melhorar sua estratégia digital para alcançar ainda mais clientes em potencial.

Ficou interessado? Então clique no botão abaixo! Em até 48h iremos te responder com as estratégias para alavancar a sua empresa.

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