Como usar o marketing digital nos seus negócios? Veja 10 dicas.

Como usar o marketing digital nos seus negócios? Veja 10 dicas.

Já está mais do que comprovado que o Marketing Digital é essencial para as empresas, independente se é de pequeno ou grande porte. Negócios que estão fora do mundo online estão perdendo espaço (e clientes) para a concorrência.

No entanto, muitas empresas não sabem por onde começar e enfrentam dificuldades de dar o primeiro passo. No artigo de hoje enumeramos  10 dicas simples de Marketing Digital que podem ajudar você nessa fase inicial. Veja quais são elas:

1. Compreender o Básico

Este é o conceito mais fundamental para que o seu negócio entre no mundo digital. Para alcançar o sucesso, você deve saber um pouco sobre como tudo funciona. Não é necessário saber detalhes ou fazer tudo sozinho,  sempre há a opção de contratar agências especializadas.

Porém, é sempre bom saber alguns conceitos essenciais para que você não fique completamente no escuro. Veja alguns conceitos básicos que vão ajudar você a entender um pouco mais desse universo:

  • Marketing Digital: Conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
  • Search Engine Optimization (SEO): Também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
  • Search Engine Marketing  (SEM): Conjunto de estratégias que tem como objetivo trazer mais visitantes para seu site através de uma maior exposição nos resultados dos buscadores (search engines), como Google e Bing.
  • Social Media Marketing (SMM): O Marketing de Mídias Sociais é a área responsável por toda estratégia de marketing dentro das mídias sociais. Tem como objetivo criar conteúdo de qualidade e encorajar os leitores a compartilhar o seu conteúdo pela web.

2. Aproveite as Mídias Sociais

Grande parte do seu público-alvo usa as redes sociais, por isso seu negócio precisa estar inserido nesses canais. O Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Google+, etc. podem aproximar sua empresa do público.

Cada um desses canais (serviços) possui um diferencial de marketing diferente. Você terá que decidir qual é o melhor para sua empresa. Por exemplo, uma empresa B2B pode encontrar maior sucesso no LinkedIn do que no Facebook.

Os usuários do LinkedIn usam a rede social para conexões de negócios, enquanto os usuários do Facebook usam a rede social para o lazer.

3. Crie uma página comercial no Linkedin e no Facebook

Para estabelecer legitimidade em sua marca, você deve criar uma página do LinkedIn e do Facebook para sua empresa. Algumas boas oportunidades de negócios e contatos podem ser provenientes dessas fontes. Pode demorar algum tempo para construir uma audiência (que você pode acelerar através de Links Patrocinados), mas não se desencoraje.

4. Publique nas mídias sociais regularmente

Para que a sua mensagem seja vista, o conteúdo não deve ser apenas envolvente, mas também regular. Pense sobre a vida das celebridades; quando ficam fora das noticias, você se pergunta: elas ainda estão por aí? A mesma premissa se aplica aos seus esforços de marketing digital.

Com as mudanças de algoritmos do Facebook e Instagram, será necessário investir em posts impulsionados para alcançar o seu público. Além de ser criativo, será necessário desembolsar uma graninha para aparecer na rede social.

5.Explique o conceito do seu negócio através de imagens

O ser humano é naturalmente disperso, por isso o intervalo para despertar o interesse de alguém é muito curto. A maneira mais fácil de chamar a atenção de seus usuários é comunicar suas ideias visualmente. Vídeos, fluxogramas e infográficos são uma ótima maneira de empurrar conteúdo criativo.

6.Crie um blog

Publicar o que você tem a dizer com um blog de empresa é uma boa maneira de divulgar sua mensagem. Embora a maioria das pessoas não leia o artigo completo, o Marketing de conteúdo ainda o ajudará a classificar mais alto no Google, Bing e Yahoo!.


Com o blog, sua empresa poderá se tornar uma autoridade no mercado em que atua, criando conteúdo que realmente ajude os usuários. Além de entregar algo de valor, os seus posts, e book, infográficos poderão responder diversas dúvidas de usuários.

7.Utilize o e-mail marketing

Uma das formas mais básicas de marketing digital (e uma das mais antigas) é o E-mail Marketing. Apesar de muita gente duvidar de sua eficácia, ele ainda é uma poderosa ferramenta de marketing digital, com um bom retorno. As empresas que realmente sabem utilizar essa ferramenta conseguem ótimos resultados, com boas taxas de conversão.

8.Tente otimizar seu site para os motores de busca

Fazer um bom trabalho de otimização pode  aumentar as vendas, já que sua marca será mais bem vista entre os clientes. Quando um usuário busca algo na internet, ao digitar a palavra-chave e sua empresa estiver entre os primeiros resultados, a chance de ele visitar seu site são grandes.

Sem contar que muitas pessoas acham que marcas que aparecem nos primeiros resultados de buscadores são as melhores do ramo. Por isso a importância de se investir em SEO! É uma arte, realmente, e definitivamente exigirá um especialista para ajudar a maioria das empresas a configurar tudo corretamente.

9. Meça seus resultados

Se você não tiver o Google Analytics configurado no seu site, você deve configurá-lo imediatamente. Esta ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google lhe dará a capacidade de ver quase tudo o que você precisa saber sobre o seu site, incluindo: o número de visitantes do site, a quantidade de tempo que gastaram em seu site, qual dispositivo eles usaram, que Estado e localidade de onde visitaram e até mesmo (sob rastreamento avançado) seu gênero.


Usando esta informação, você pode descobrir rapidamente o que está funcionando e o que não está. Se você tiver uma página que não está funcionando conforme o esperado, o Google Analytics pode ajudá-lo a descobrir o porquê e será mais fácil arranjar uma solução.

10. Analise sua concorrência

A melhor maneira de descobrir como dominar um espaço é simplesmente olhar ao seu redor. Dê uma olhada nos sucessos e fracassos de seus concorrentes e use-os para tomar decisões mais inteligentes. Isso é vital para qualquer plano de marketing digital bem sucedido e geralmente é parte do primeiro passo.

Não perca tempo!

Viu como é fácil entrar no mundo online? Seguindo essas 10 dicas simples de marketing digital, você poderá dar os primeiros passos e colher os resultados !

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