Email Marketing Sazonal: Como ele pode ajudar nas vendas?

Email Marketing Sazonal: Como ele pode ajudar nas vendas?

O marketing sazonal, explorando as datas comemorativas do calendário, está sendo cada vez mais explorado pelas marcas para impulsionar as vendas. Elas realizam com meses de antecedência o planejamento de campanhas de Natal, Dia das Mães, Páscoa e outras datas especiais.

Já está mais do que provado que as estratégias executadas em datas comemorativas surtem efeitos importantes, como o aumento do número de vendas. Porém, muitas empresas esquecem de planejar uma parte da estratégia de marketing: o e-mail marketing.

Fazem tudo em cima da hora e podem perder leads valiosos por esse deslize. Para te ajudar, trouxemos no artigo de hoje algumas dicas para você fazer uma ótima campanha de email marketing sazonal.

Mapear toda a sua estratégia de mensagens e jornada do cliente

Se você vai enviar e-mails diariamente, em vez de semanalmente, antes dos feriados, por exemplo, você precisa de um plano para toda a sua campanha. Muito antes da data, pense em toda a jornada de compra do cliente e na história que deseja desenvolver.

Pense em uma estrutura de emails que ajude a organizar e unificar suas mensagens. Certifique-se de sempre incluir uma call to action para o seu site, com um criativo e um tom de voz adequadamente festivos, se sua marca permitir.

Use a segmentação com sabedoria

Você precisa pensar em como você justificará a maior frequência de e-mails, se isso vai variar de acordo com os diferentes grupos de assinantes e como isso afetará sua mensagem.

Só aumente a frequência de envios se o seu e-mail entregar algum valor aos assinantes. O planejamento de sua segmentação como meio de fornecer valor adicional irá garantir que você maximize o ROI.

Use a tradição a seu favor

Você precisa decidir como será o posicionamento do seu negócio em algumas datas que são clichês, como o Natal. Os assinantes dos e-mails de uma marca tradicional provavelmente esperam uma abordagem clássica e nostálgica, enquanto uma marca mais nova e mais moderna pode ter uma abordagem mais divertida.

Torne o tema sazonal o centro da sua mensagem

Se você optar por uma estratégia de e-mail marketing sazonal, certifique-se de realmente aproveitar o gancho da data, ao invés de “simplesmente” encaixá-la em sua abordagem de mensagens usual.

Abrace a data de todo o coração, com benefícios, incentivos, ofertas e criativos que apoiem sua campanha. Por isso, planejar com antecedência é essencial.

Antecipe o comportamento do consumidor durante os feriados

O comportamento de compra durante a época festiva mudou na era digital. As pessoas deixam para comprar cada vez mais tarde; então, uma dica é enviar um e-mail avisando sobre os últimos dias de entrega, para que o presente chegue a tempo.

Algumas lojas também costumam lidar com grande volume de retornos depois dos dias festivos. Que tal antecipar isso com algumas dicas sobre como evitar a compra de presentes indesejados em primeiro lugar?

Atraia a atenção com seu texto

Você quer atrair o público com seu e-mail? Então use uma narrativa inteligente, com um conteúdo que desperte o interesse. Envolva o usuário de imediato com uma pergunta como “De volta à escola? Confira os produtos que são indispensáveis”.


O uso de uma pergunta retórica, que atraia o foco no consumidor e faça com que eles pensem sobre seus objetivos e planos. Você quer que o seu e-mail se revele útil – mostrando, por exemplo, que você está apoiando o consumidor a alcançar os seus objetivos.


Você também pode tentar o humor ou trocadilhos – mas não exagere. Isso é uma linha fina entre ser engraçado e desagradável. Alguns assinantes podem achar você presunçoso, então é bom tomar cuidado para garantir que você tenha o tom da voz “certo”.

Selecione a tipografia certa para tornar seus e-mails de vendas realmente “atrativos”.

Abrace o tema do feriado ou data comemorativa

Se você estiver criando uma campanha de marketing em torno de um feriado ou data comemorativa, você também pode tornar isso explicitamente claro – e uma maneira de fazer isso é com o design do e-mail. Se você está enviando uma promoção que está ligada ao Natal, por exemplo, certifique-se de que o visual do e-mail reflita claramente o feriado.


Certifique-se de manter o tema no design de e-mail, copy, linha de assunto e proposta de valor. Para um e-mail marketing sazonal realmente funcionar, você precisa ser consistente e coerente.


Não tenha medo de sair das diretrizes da sua marca para os propósitos de uma campanha de e-mail – você precisa ter um pouco mais de liberdade criativa nessas datas.

Ofereça descontos sazonais específicos em seus e-mails

Feriados específicos como o Natal e o Ano Novo são quando as empresas veem tradicionalmente um aumento nas vendas, e muitas lojas dependem de um enorme aumento de receita em dias como Black Friday e Cyber ​​Monday.

Se este for o caso do seu negócio, será necessário gastar semanas fazendo o planejamento para o grande dia. Deixe seus assinantes de e-mail entusiasmados com as compras sazonais, enviando ofertas instantâneas, códigos de desconto e vouchers personalizados nos e-mails.

Obtenha um controle sobre o que seus concorrentes estão oferecendo e veja se você pode fazer melhor. Tente manter suas vendas o mais atraente possível, use e abuse dos e-mails em torno dos feriados.

Uma série de e-mail de contagem regressiva é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e encorajar as pessoas a gastarem mais dinheiro com os seus produtos.

Você também pode segmentar e-mails para as pessoas que abandonaram o carrinho de compras com alguns códigos de desconto personalizados para incentivá-las a gastarem seu dinheiro com você.

Dispare nos horários corretos

Pense sobre os seus horários de envio de e-mail com muito cuidado. Por exemplo, não há nenhum motivo para enviar um e-mail de compras de Natal de última hora se seus consumidores não receberem suas entregas antes do grande dia.

Além de considerar os horários de um ponto de vista logístico, também tente antecipar o comportamento do comprador – basicamente quando eles provavelmente irão abrir e se envolver com suas mensagens.


Envie e-mails sobre novos produtos após o dia de pagamento, pois isso aumentará as taxas de cliques; e também agendá-los para o início da manhã ou mais tarde na noite, quando as pessoas são mais propensas a estar online.

Para o B2B, você pode atrapalhar as pessoas durante o intervalo do almoço – mas pode ser difícil prever o tempo de envio ideal, a menos que você tenha um verdadeiro conhecimento da indústria.


Ao programar uma sequência de e-mail completa, você não precisa enviá-los sempre no mesmo horário do dia, pois isso poderia tornar a sua campanha “automatizada”. É uma boa ideia testar diferentes horários do dia para maximizar o alcance do e-mail.

Desperte emoções

Qualquer mensagem que atinja na caixa de entrada de uma pessoa, precisa fazê-la sentir alguma coisa. Isso pode ser qualquer coisa excitante, divertida, inspirada – desde que levem o assinante a uma ação.

Não envie e-mails sem graça ou com conteúdo automatizado – eles não farão nada pela sua marca e não aumentarão suas vendas. Na verdade, você provavelmente está melhor atraindo tédio e corre o perigo do assinante se descadastrar da sua lista.

Cuidado com o assunto

O assunto é uma das coisas mais importantes sobre qualquer e-mail de marketing que você envia. Se ele não atrair o usuário em questão de segundos, então não será aberto. Na verdade, 47% dos destinatários de e-mail abrem um e-mail com base no assunto.

Portanto, assegure-se de que o assunto do e-mail seja curto, envolvente e relevante. Às vezes, fazer algo simple de modo a não confundir o leitor, pode ser a solução ideal

Aproveite ao máximo seus e-mails HTML

Aproveite o poder estético dos e-mails HTML com belas imagens sazonais para despertar a imaginação de seus potenciais clientes. Certifique-se de que todas as suas imagens tenham links clicáveis ​​para direcionar o consumidor direto ao seu site.


Também é essencial ter botões sociais no final de cada e-mail de marketing para que o usuário saiba onde encontrá-lo em outras plataformas. Finalmente, não esqueça de otimizar seus e-mails para todos os dispositivos – é mais importante do que nunca, já que as vendas em dispositivos móveis continuam a crescer.

Formule uma agenda de envio de e-mail

Com tantas celebrações, feriados e eventos em todo o mundo a cada ano, é uma boa ideia planejar quais datas você fará campanhas de e-mail marketing sazonais e, em seguida, criar um plano de ação concreto.

Verifique os principais feriados do ano, mas não se esqueça de outros grandes eventos de varejo, como Black Friday. Você também pode querer aproveitar os grandes eventos, como maratonas locais ou festivais. A ideia é fazer com que seus e-mails pareçam especiais e fazer parte dessas atividades é uma ótima maneira de fazer exatamente isso.

Conclusão

O email marketing sazonal é uma parte importante do planejamento de Marketing Digital, porém não se esqueça de que ele não faz milagres sozinho. Para ter resultados efetivos, é necessário as campanhas de e-mail com estratégias de links patrocinados, redes sociais, entre outros. Dessa forma, suas campanhas trarão resultados não só em épocas sazonais, mas em todo o resto do ano.

Estamos oferecendo uma AVALIAÇÃO GRATUITA do Marketing Digital da sua empresa. A partir do resultado, será possível direcionar o seu negócio para melhorar  sua estratégia digital para alcançar ainda mais clientes em potencial.Ficou interessado? Então clique no botão abaixo! Em até 48h vamos iremos te responder com as estratégias para alavancar a sua empresa.

avaliacao-gratuita-lambda-marketing-digital

 

 

 

0 Comments
    Leave a comment