Como os influenciadores podem ajudar nos resultados da sua marca

Como os influenciadores podem ajudar nos resultados da sua marca

O Marketing Digital revolucionou o relacionamento das marcas com o seu público. Ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, não basta apenas vender seus produtos através de uma boa publicidade, é preciso engajar o consumidor de modo a criar uma proximidade. Nesse universo, uma modalidade que vem crescendo é o marketing de influenciadores –  pessoas com certo grau de influência na internet ajudando a divulgar um serviço ou produto. Você já trabalhou com influenciadores? Sabe o potencial dessa modalidade? No texto de hoje, vamos falar sobre como os influenciadores podem ajudar nos resultados da sua marca

O que é Marketing de Influenciadores?

As redes sociais provocaram uma mudança na forma sobre como as marcas falam com os clientes e na jornada de compra. De acordo com a Global Trust in Advertising Report da Nielsen, 83% dos consumidores confiam plenamente nas recomendações de amigos e familiares  e 66% dizem que confiam nas opiniões que outros usuários postam online.

No entanto, há pessoas que construíram uma imagem, ganharam a confiança dos seguidores e possuem uma comunidade ao seu redor que os permitem subir uma etapa na hierarquia das redes sociais. Eles passaram de usuários a influenciadores ou influencers, como são chamados.

Como funciona?

A ideia é bem simples: você firma parcerias com pessoas de confiança na comunidade que têm grandes plataformas para divulgar sua marca. Essas pessoas podem convencer os seguidores delas nas mídias sociais a reproduzirem o que elas fazem, comprando seus produtos.

Essa nova tendência de marketing permitiu que as empresas alcançassem seus públicos-alvo de forma mais autêntica, efetiva e acessível. Mais empresas estão tocando na tendência e usando influenciadores para suas campanhas de marketing. Estamos aqui para lhe dizer por que a implementação da marcação do influenciador em sua estratégia de mídia social será essencial para a sua marca.

Nem sempre são famosos

Nem sempre os  influenciadores não são celebridades globais. Um influenciador pode ser reconhecido e respeitado no seu nicho, mas isso não quer dizer que ele tenha grande exposição na televisão e cinema, por exemplo. Ainda assim, algumas características são iguais entre os influenciadores – não importa a qual nicho pertençam – como a grande audiência e autoridade entre os seguidores. Essas audiências podem concentrar-se nas redes sociais, canal do Youtube, blog ou comunidade online.

Construir uma audiência leva tempo e converter algumas pessoas que fazem parte dela em clientes é outro desafio. É aí que os influenciadores entram, já que eles possuem atenção do público que você deseja alcançar. O marketing através desses influenciadores estabelece parcerias de conteúdo criativas entre as marcas e faz com que as pessoas comprem o seu produto ou serviço.

Vantagens do marketing de influenciadores

Confiança

O Marketing de Influenciadores ou Marketing de Influência é uma excelente maneira de aumentar a consciência de sua marca. Quando os influenciadores publicam conteúdo relacionado à sua marca em seus canais de mídia social, seus seguidores veem os produtos ou serviços da empresa como confiáveis ​​porque o influenciador será alguém que admira ou conhece. Isso criará um nível de autoridade superior para a marca.

Além disso, os seguidores do influenciador podem começar a compartilhar o conteúdo da marca, o que definitivamente aumentará a conscientização e gerará grandes quantidades de tráfego sem gastar mais dinheiro.

É publicidade nativa

Nos últimos anos, a saturação da publicidade nos meios de comunicação tradicionais e especialmente na Internet levou a um fenômeno conhecido como Banner Blindness, que é a capacidade dos consumidores de não ver ou não registrar os anúncios com os quais eles são impactados diariamente. Um estudo da Infolinks mostra que 86% dos consumidores sofrem de Banner Blindness, ou seja, apenas 14% dos entrevistados lembram do último anúncio que viram,  da marca e do produto.

A publicidade nativa consiste em criar conteúdo, em associação com um meio que não é percebido como publicidade invasiva. Ela interage naturalmente no suporte da publicação, contornando a resistência dos consumidores à publicidade frontal e invasiva, apresentando-se como uma informação interessante.É exatamente o que os influenciadores fazem ao apresentar um produto.

Melhora a reputação

Quando um influenciador fala bem de sua marca,  ele não só valida a qualidade do seu produto ou serviço, como também legitima sua estratégia para se aproximar dos consumidores. Nas práticas de marketing de Influenciadores é muito importante esclarecer que é um acordo entre a marca e a pessoa que o patrocina. Isso será visto como duas partes que concordaram em trabalhar em conjunto e são benéficas para sua reputação on-line, uma vez que a publicidade tradicional está cada vez sendo pior vista pelo público, o que explica o crescimento nos últimos anos dos adblockers (bloqueadores de anúncios)

Maior fidelização e conversão

Uma das principais vantagens do Marketing de Influenciadores é negociar diretamente com os influenciadores os parâmetros da campanha. Ela pode incluir, além de um teste e recomendação do produto, link para a loja online, chamada para ação, ou mesmo fazer concursos e rifas que resultam em tráfego de visitas à sua página,fidelização e, portanto, altas porcentagens de vendas.

“Burlam” bloqueadores de anúncio

O brasileiro está exposto a inúmeros anúncios por dia e não podem processá-los todos, levando a uma menor lembrança das mensagens de marketing. Com isso, cresce o número de clientes on-line que usam tecnologia de bloqueadores de anúncio, em resposta à insatisfação com a publicidade digital. O marketing de Influenciadores evita essas frustrações ao entregar uma mensagem altamente visível e relevante de uma fonte confiável e bem-vinda.

Cumpre metas de marketing de forma eficaz e acessível

O marketing de Influenciadores pode ser facilmente analisado usando rastreamento na web e focando em KPIs mais profundos, como taxas de engajamento, comentários e reações, bem como cliques e conversões. Ele também gera mais de duas vezes as vendas do que a publicidade gráfica, e esses clientes têm uma taxa de retenção de 37% maior do que outros canais de aquisição. Além disso, o marketing de influenciadores fornece os canais mais econômicos para as marcas (esses preços estão aumentando à medida que a popularidade aumenta).

Simplificando: se você não está ativando o marketing influenciador da sua marca, está perdendo o canal de crescimento mais rápido para a aquisição de clientes, superando o e-mail, pesquisa orgânica, pesquisa paga e exibição.

Atinge o público com precisão

De acordo com a pesquisa The State of Influencer Marketing 2017, cerca de 50% dos comerciantes afirmam que adquirem melhores clientes através do marketing de influenciadores do que através de outros canais e têm a capacidade de alcançar públicos variados e diversos. Além do marketing B2C, 84% dos compradores B2B iniciam o processo de compra com uma referência.

Uma estratégia de identificação bem desenvolvida do influenciador produzirá o retorno mais forte. Diferentes categorias de produtos têm diferentes influenciadores, geralmente com uma sobreposição de menos de 15%, por isso é importante selecionar os influenciadores com precisão e adequação.

Ajuda no rankeamento

Além de atingir os objetivos imediatos de marketing, uma estratégia de marketing de influenciadores pode aumentar significativamente os rankings de pesquisa da sua marca. Os clientes que buscam informações em mídias sociais também usarão motores de busca durante seu processo de tomada de decisão.

De acordo com a Social Media Revolution, as postagens sociais geradas pelos usuários representam 25% dos resultados de pesquisa para as 20 principais marcas mundiais. Quanto mais pessoas mencionam sua marca nas mídias sociais, mais popular e relevante você estará no Google e em outros motores de busca.

Pode ser implementado por qualquer marca

Outro benefício do Marketing de Influenciadores é que ele pode ser usado para qualquer tipo de negócio. Há influenciadores para cada setor que você possa imaginar. Se o seu negócio está vendendo roupas, acessórios, suplementos nutricionais, ou mesmo oferecendo um serviço, sempre haverá influenciadores valiosos que podem ser utilizados para ajudar a promover o seu negócio.

Por que trabalhar  com influenciadores?

A publicidade  tradicional é muito eficaz quando funciona, porém seu investimento em um publicitário não pode ser garantido. Com o marketing de influenciadores, você não só será visto; se um influenciador optar por trabalhar com você, também será visto de forma positiva. Que tal começar a usar essa tendência na sua marca?

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