Como fazer email marketing para E-commerce

Como fazer email marketing para E-commerce

O email marketing é uma importante ferramenta para se utilizar no e-commerce, pois apresenta um baixo custo de manutenção e um ótimo retorno sobre investimento (ROI). Campanhas bem trabalhadas são capazes de entregar o conteúdo para a pessoa certa no momento adequado, além de trazer novos clientes para o seu negócio. Para produzir uma comunicação eficaz, é preciso entender seu público e refinar o tom de comunicação para ele. No texto de hoje vamos mostrar como fazer email marketing para E-Commerce.

Mas o email marketing não está ultrapassado?

De maneira alguma! O email marketing continua sendo uma ferramenta atual e apresenta muitas facilidades. Entre elas, podemos citar:

  • as pessoas dificilmente trocam email;
  • o email é um excelente canal de comunicação pela facilidade e proximidade;
  • possibilidade de segmentação em grupos de e-mails;
  • baixo valor.

Apesar de oferecer muitos benefícios, o email marketing não faz milagres! Ele precisa estar aliado com as estratégias do seu negócio, e cada campanha estar muito bem planejada.

Por isso separamos algumas dicas que devem ser avaliadas antes de enviar o conteúdo para o seus clientes. Confira!

1 – Criar base de contatos:

O start é ter uma boa base de contatos! Se você ainda não possui ou ainda não automatizou esse processo, é hora de começar. Crie estratégias para que seu lead se sinta seguro para fornecer o contato. Seja através de uma promoção no seu site, um cupom de desconto ou até mesmo um conteúdo que irá despertar interesse do seu possível cliente! Nessa etapa você irá abrir portas para que você possa conhecê-lo melhor através do email marketing.

2 – Segmentação dos seus leitores:

Os clientes da sua loja buscam exclusividade e atendimento pessoal! Em meio a esse público, existem diversas variações de gostos e vontades que irão refletir no desejo de compra dos seus clientes. Por isso, não faz sentido enviar um email único, com o mesmo conteúdo para todos os usuários cadastrados na sua lista.

Exatamente por isso há necessidade da segmentação! Deve-se fazer alguns grupos com base em interesses comuns. Cada grupo deve receber um email com um conteúdo e um foco diferente, e a partir daí você irá monitorar se está indo no caminho certo.

Essa estratégia aumenta a probabilidade de taxa de abertura do seu email, já que o público que você irá trabalhar é mais qualificado e possui maior interesse sobre aquele assunto específico. Todo esse processo irá impactar na taxa de conversão e nas sua vendas, por isso é tão importante a segmentação de listas no email marketing.

3 – Conteúdo que encante

Primeiro você deve entender a linguagem do seu público para criar identificação com ele. Deve-se conhecer bem o que ele gosta de consumir de conteúdo (texto ou imagem) para produzir uma campanha bem direcionada e assertiva.

A linguagem para um público que consome produtos de pet é diferente de pessoas que consomem produtos fitness, por exemplo. Você precisa refinar bem a sua persona para entendê- la e direcionar o conteúdo certo!

Não envie apenas conteúdos oferecendo produtos sem nenhuma interação com seu cliente. Você irá perder a chance de promover a empatia e um relacionamento duradouro com ele.

4 – Automação

Busque uma plataforma específica para aplicar estratégias de email marketing no seu negócio! Existem opções econômicas e eficientes no mercado, que podem fazer integração com a sua loja e facilitar ainda mais o processo! Não dá pra ter sucesso com  email marketing sem investir ou tentar fazer manualmente. Além de dar muito trabalho, pode prejudicar a imagem da sua empresa.

5 –  Monitoramento de campanhas

Foco na campanha! Agora que você já criou o conteúdo da campanha, o próximo passo é definir o que você quer fazer com ela: gerar vendas, aumentar tráfego, lançar um produto?

Faça um cronograma de conteúdo e saiba o que será feito em cada etapa; monitore o desempenho em cada uma delas!

Entenda a frequência de emails mais adequada para o seu público. Se houver um aumento de descadastro, pode ser um sinal que você está enviando muitos emails.

Lembre-se: em todas as campanhas, sempre crie assuntos/títulos relevantes que despertem o interesse e a curiosidade do seu cliente. Eles são a porta de entrada para toda a experiência que o seu consumidor terá com o seu negócio.

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