7 dicas de Inbound Marketing para alavancar o seu negócio

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7 dicas de Inbound Marketing para alavancar o seu negócio

Você já ouviu falar de Inbound Marketing? Também chamado de Marketing de Atração ou Novo Marketing, é o conjunto de estratégias que visa ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-lo. Além de ser uma técnica não intrusiva, permite aos usuários serem alcançados de maneiras diferentes  e não requer grandes investimentos. Ficou curioso? Então veja 7 dicas de Inbound Marketing para alavancar o seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing refere-se à estratégia de usar conteúdo (como postagens de blog, vídeos, ebooks e outros materiais valiosos) e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para atrair clientes para o seu negócio.
O Outbound Marketing ou Marketing Tradicional é uma maneira eficaz de encontrar novos clientes e manter relacionamentos com os existentes. No entanto, o Inbound Marketing está rapidamente se tornando a melhor maneira de alcançar pessoas que você não conhece e que não conhece a sua empresa, mas que estão procurando os produtos que você oferece.

Antes de implantar o Inbound Marketing, analise a posição de sua empresa

O primeiro passo antes de começar a implementar as dicas de Inbound Marketing na sua empresa é analisar onde ela está atualmente. Estude a sua competência, sua proposta de valor e o seu público alvo. Somente com uma visão clara da posição atual do seu negócio será possível definir o que é necessário para alcançar o sucesso.

1- O ponto de partida do Inbound Marketing: criar um site

O site é o primeiro contato de um possível cliente com a sua empresa, por isso é fundamental que os usuários tenham uma boa impressão dele. Podemos dizer que todas as estratégias de marketing digital começam com a criação do site do seu negócio. Crie um site com um bom conteúdo e que seja interessante para seus clientes. Não esqueça de que ele precisa  ser responsivo, ou seja, deve se encaixar automaticamente nos diferentes dispositivos utilizados pelos usuários (PC, celular, tablet, etc.).

2- Produzir um blog para a visibilidade da empresa

Um aspecto crucial para complementar o seu site é criar um blog. Nele você poderá  publicar um conteúdo útil para os usuários e dar informações sobre sua empresa, seus serviços ou produtos. Através de textos, você também poderá mostrar dicas e soluções para os problemas dos seus clientes, mostrando uma imagem do seu negócio que vai muito além de números impessoais. Com certeza, há muitas coisas que você pode falar e que poderá ser de interesse dos seus visitantes e potenciais clientes.

3- Conteúdo de qualidade para atrair o público

O conteúdo é o combustível para que a sua estratégia de Inbound Marketing avance. E para que ele serve?  O conteúdo permite que sua empresa possa ser encontrada pelos buscadores como Google, Bing ou Yahoo, além de gerar confiança e atrair seu público-alvo. A ideia é que ele mostre uma informação de valor, que ajude os usuários a solucionar um problema.  O ideal é criar o conteúdo em diversos formatos como textos para blog, podcast, vídeos, infográficos, webinar, etc..

4- Técnicas SEO para melhores resultados nos buscadores

Uma das principais dicas de Inbound Marketing é investir em técnicas de SEO – Search Engine Optimization, que em tradução livre significa otimização para motores de busca. O SEO garante que as empresas apareçam nas primeiras posições nas páginas de busca e isso é muito importante para a estratégia de marketing. De acordo com o Google, 80% dos usuários olham somente a primeira página dos sites de pesquisa e 60% clicam somente na primeira página. Para que a sua empresa possa estar nas primeiras posições, existem duas maneiras de promover o seu site:

  • Resultado Orgânico: ocorre quando otimizamos o conteúdo do nosso site e blog utilizando palavras-chaves relevantes e publicando conteúdo de maneira frequente.
  • Resultado Pago: ocorre quando utilizamos publicidade paga e o nosso site aparece nos resultados iniciais dos sites de busca (acima do resultado orgânico) e na barra lateral direita da página de resultados.

 

5- Anúncios mais baratos e efetivos com os links patrocinados

Toda empresa que deseja ter um resultado mais efetivo deve pensar em investir em links patrocinados, seja  no Google Adwords ou nas redes sociais. Esse tipo de mídia paga dá às empresas a possibilidade de alcançar um grande número de clientes a um custo muito inferior ao dos meios de publicidade tradicionais como rádio, TV, jornais, outdoor, etc.. Além disso, elas podem segmentar um público específico que querem atingir e monitorar o desempenho das campanhas, podendo modificar o que não estiver dando resultado.

6-  Redes Sociais para divulgação da sua empresa na web

É impossível falar de Inbound Marketing sem citar as redes sociais. Elas são um fenômeno da atualidade e tem papel fundamental nas estratégias de comunicação, difusão e captação de leads para as empresas ou marcas. As redes sociais podem ser utilizadas para divulgar o conteúdo do blog da empresa, estabelecer contato com o público, levar tráfego para o site e atrair potenciais clientes.  No planejamento de Inbound Marketing,  é necessário traçar um plano de ação específico para esses canais, tal a importância deles.

7 – E-mail Marketing para estreitar relacionamento com cliente

O e-mail marketing é uma das ferramentas de maior efetividade na hora da conversão.  E se você pensa que ele está em desuso, não poderia estar mais enganado. O e-mail marketing está mais forte do que nunca  e é uma das melhores dicas de Inbound Marketing para alavancar o seu negócio. Além de ser uma opção barata, o e-mail marketing é essencial para construir um vínculo imediato e pessoal com os clientes, atrair o interesse da sua audiência e gerar vendas. Uma boa estratégia de e-mail marketing consiste no envio de comunicações  periódicas e segmentadas aos usuários realmente interessados em ofertas personalizadas.

Lembre-se

As vantagens do Inbound Marketing são incontestáveis, porém é preciso ter em mente que o sucesso não acontece da noite para o dia. É preciso trabalhar constantemente para que ele seja implementado de forma correta e dê o retorno esperado. No entanto, com dedicação e empenho, o novo marketing se revela uma ótima escolha e pode abrir um universo de oportunidades para sua empresa. Com essas dicas de Inbound Marketing sua empresa terá mais visibilidade e poderá alcançar melhores resultados.

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